Jacintos de água de invasores a fertilizante orgânico

O Lago Vitória, no Quênia, é o sustento de milhares de pessoas. No entanto, é ameaçado por jacintos de água.

De Invasor a Fertilizante Orgânico

Jacintos de água: o fertilizante da moda

O canal de informação Alemão Deutsche Welle Publicou em 2017 um apontamento jornalístico recolhido no Lago Vitória no Quénia, “Jacintos de água: o fertilizante da moda” abordando a forma como os habitantes locais  lidaram com a invasão de Jacintos de água.

Jacintos de Agua

O Lago Vitória, no Quênia, é o sustento de milhares de pessoas. No entanto, é ameaçado por Jacintos de água. Segundo a Deutsche Welle os Jacintos de Água cobrem grande parte do Lago, contudo há um problema, quando murcham libertam gases tóxicos que afetam a qualidade da água do lago, e provocam a morte de várias espécies de peixes.

Alguns agricultores cultivam os Jacintos de Água para obter um fertilizante orgânico.

Charles Onyango é um desses agricultores locais, no vídeo explica que “o solo necessita três substâncias nutritivas, azoto, Carbonato de potássio e fosforo todas elas se podem extrair dos Jacintos de água”

Os jacintos de água produzem um fertilizante natural e ecológico, não destrói os microrganismos que são responsáveis ​​pela decomposição dos restos de plantas e oxigenação da terra

A agricultora Margaret Odola, analisou e testou o novo fertilizante, os resultados foram magníficos a sua colheita duplicou!

“Quando comecei a cultivar o meu pequeno terreno as plantas estavam doentes, desde que utilizo o novo fertilizante as plantas nascem sãs e frescas”

Agora tem clientes que procuram os seus produtos, por reconhecerem a sua qualidade, valor e pela não utilização que qualquer aditivo químico.

A utilização do Fertilizante melhora a quantidade e qualidade dos produtos produzidos e o solo retém muito melhor a água.

Alex Omino Ecologista

Segundo Alex Omino Ecologista “os fertilizantes químicos têm um efeito abrasivo, se não chove as plantas murcham, isso não acontece com os Fertilizantes orgânicos, mesmo quando não chove o solo retém a água de forma mais eficaz.”

Cada vez mais agricultores recorrem a esta planta invasora do lago Vitória como fertilizante orgânico, é mais económico e mais ecológico, uma prática qua além de beneficiar os agricultores, melhora também a restante fauna e flora do lago.

Fonte: Canal Youtube DW Español  Vídeo: Los jacintos de agua: el abono de moda

Canal Informação: Deutsche Welle  cadeia Informação da Alemanha no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *