Jacintos no Rio? Não, um rio de Jacintos! por José Pastoria

Jacintos no Rio? Não, um rio de Jacintos!

As águas do Rio Sorraia deixaram de se ver. O leito de um dos maiores afluentes do rio Tejo ficou intransitável e repleto de jacintos.

Alberto Santos e Paulo Seguro do Movimento Juntos pelo Sorraia acompanharam um grupo de Jornalistas na abertura do açude artificial que foi construído perto do Porto Alto devido à salinidade da água. As águas do Sorraia deixaram de se ver. O leito de um dos maiores afluentes do rio Tejo ficou intransitável e repleto de jacintos de água.

Limpeza do Sorraia
Créditos Foto: Paulo Seguro

Verificou-se, que os jacintos de água  após a remoção do açude invadiram por completo o troço do rio até à ponta d’erva, local onde as águas do Rio Sorraia encontram o Tejo. Esse facto prejudicou bastante os poucos pescadores que ainda existem no nosso rio, impossibilitando-os de navegar normalmente naquelas águas. Prova-se mais uma vez o prejuízo que esta planta provoca.

Limpeza do Rio Sorraia

Apesar disso foi com sorriso de felicidade no rosto que recebi a notícia da agência Lusa, que a limpeza do rio Sorraia relativamente aos jacintos de água se irá iniciar na próxima semana, que excelente notícia.

O que importa salientar é que estamos no momento zero, o da tomada de decisão, que sendo na minha opinião o momento mais importante, é apenas o início de uma longa caminhada.

Alerto também as entidades, tenho a certeza de que estão cientes de que de nada vale limpar apenas o troço Coruche Benavente, se a Ribeira de Sor ou de Raia, no Couço ou em Cabeção não forem também limpas, pois o rio é um todo e esta planta desloca-se com muita facilidade.

Como foi referido no comunicado da Agência Lusa, o rio Sorria carece de um programa de intervenção contínuo, e para isso nós cidadãos também somos chamados à responsabilidade. Não podemos apenas apontar as responsabilidades para os outros, ela também é nossa, não deveremos voltar as costas ao rio, não devemos ouvi-lo só quando pede socorro.

Vamos fazer do Rio Sorria e dos Recursos Naturais parte dos nossos hábitos, não ter problema nenhum em sujar as mãos para limpar o que encontrarmos na nossa caminhada em família no próximo dia 15 setembro, domingo pela manhã.

Rio Sorraia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *