Dia Mundial dos Rios – Rio Sorraia 29 de Setembro

Dia Mundial dos Rios

No Próximo dia 29 Setembro, a Convite da ASPEA iremos participar actividade realizada pela CMB em parceria com a ASPEA e o projecto LIFE INVASAQUA da Universidade de Évora a quem desejamos desde já, muito sucesso.

Dia Mundial dos Rios - parque Ribeirinho de Benavente

Esta atividade enquadra-se no World Rivers Day, que se celebra no último domingo de setembro, e no projeto LIFE INVASAQUA, uma vez que haverá ações de sensibilização e voluntariado ambiental ligadas à remoção de espécies invasoras em rios. Os objetivos do Dia Mundial dos Rios são destacar os valores dos nossos rios, aumentar a consciência pública e encorajar a melhor administração dos rios de todo o mundo.

Convidamos todos a participar nas várias atividades que vão decorrer neste dia, entre as 10h00 e as 17h30.

Entre as atividades deste dia, está o voluntariado ambiental, que a ASPEA costuma dinamizar no último domingo de cada mês. Desta vez, o voluntariado ambiental vai consistir na limpeza das margens do rio Sorraia e na remoção de jacinto-de-água, que é uma planta invasora que está a afetar a flora e fauna locais e que cobre completamente alguns troços do rio, o que impede a realização de atividades desportivas e lúdicas ligadas à água.
Durante todo o dia, haverá atividades e jogos de sensibilização ambiental. As atividades do Dia Mundial dos Rios são organizadas em parceria com o Município de Benavente.

Dia Mundial dos Rios - Programa

10h00 – Ação de voluntariado ambiental: Remoção de jacinto-de-água e limpeza das margens

12h30 – Picnic 0 resíduos e roda de conversa “Porque celebramos o dia Mundial dos Rios?”

14h00 – Percurso de interpretação e recolha de canas

15h00 – Workshop de reutilização criativa de canas: espanta-espíritos e hotéis de insetos

Para o “Picnic 0 resíduos”, recomendamos que leve um saco de rede ou de pano, uma garrafa de vidro ou cantil, talheres de metal ou de madeira, panos ou guardanapos de tecido, copos reutilizáveis, frasco de vidro ou marmita e uma lancheira.

A inscrição pode ser feita em todas as atividades ou apenas nas quais tenha disponibilidade para comparecer.

Dia Mundial dos Rios - Breve História

Em 2005, as Nações Unidas lançaram a “Década Água para a Vida” para ajudar a criar uma maior consciencialização sobre a necessidade de cuidar melhor de nossos recursos hídricos. Depois disso, o estabelecimento do Dia Mundial dos Rios foi em resposta a uma proposta iniciada pelo advogado de renome internacional, Mark Angelo.

A proposta de um evento global para celebrar os rios baseava-se no sucesso do BC Rivers Day, que Mark Angelo havia fundado e liderado no oeste do Canadá desde 1980.

O evento do Dia Mundial dos Rios foi visto pelas agências da ONU como uma boa opção para os  objetivos da “Década Água para a Vida”, e a proposta foi aprovada. Entusiastas do rio de todo o mundo reuniram-se para organizar o evento inaugural do WRD.

Esse primeiro evento em 2005 foi um grande sucesso e o Rivers Day foi comemorado em dezenas de países. Desde então, o evento continuou a crescer. 

É comemorado anualmente no quarto domingo do mês de setembro. No ano passado, vários milhões de pessoas em mais de 60 países comemoraram os muitos valores de nossas hidrovias.

Fonte: http://worldriversday.com/

Dia Mundial dos Rios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *