O rio Sorraia fez-se ouvir, Juntos somos mesmo mais fortes!

remoção de jacintos-de-água

[ACÇÃO DE VOLUNTARIADO PARA REMOÇÃO DE JACINTOS-DE-ÁGUA ]

No passado dia 29 de Setembro, a convite da ASPEA, o movimento Juntos pelo Sorraia participou numa acção de voluntariado para remoção de jacintos-de-água junto à zona ribeirinha de Benavente, com o intuito de sensibilizar a população não apenas para a grande problemática desta praga como também para alertar para a importância que os rios representam numa sociedade independentemente da sua dimensão. Esta actividade contou com a colaboração de cerca de 65 voluntários das quais 15 eram crianças.

Foi com enorme satisfação que percebemos que uma grande percentagem de voluntários se deslocaram de outros pontos do país, para colaborar com a população de Benavente.

É sinal que o rio Sorraia se fez ouvir e que Juntos somos mesmo mais fortes. Por entre risos e gritos de crianças, quedas ou banhos de lama, os jacintos foram sendo removidos, um a um, propágulo a propágulo, acompanhados por alguns pneus, garrafas, mangueiras, cordas, latas, roupa…lixo, demasiado lixo.

Jacintos

Foi uma manhã de árduo trabalho onde todos os presentes perceberam a árdua tarefa de eliminar uma praga e que mesmo estando conscientes do simbolismo dos seus gestos não desanimaram. Levaram consigo o companheirismo que se cria quando o objectivo é comum, trouxeram o prazer da partilha. Levaram mais conhecimento na mala, novas espécies invasoras, como cuidar de um rio, trouxeram ideias, sugestões, parcerias. O almoço em forma de piquenique foi de partilha e foi hora de receber uma animado grupo do CRIB, sempre presentes nas mais diversas acções levadas a cabo em Benavente. Foi também momento de reflexão acerca do estado de degradação da grande maioria dos rios e ribeiras em Portugal e da importância do envolvimento civil na exigência de tomadas de acção que contrariem a tendência de evolução negativa que os nossos recursos hídricos atravessam.

1 comentário em “O rio Sorraia fez-se ouvir, Juntos somos mesmo mais fortes!”

  1. Muito meritória a vossa actividade. Uma atitude de cidadania activa, que se quer cada vez mais alargada e actuante, em defesa dos nossos rios, da qualidade da água, no interesse público, em geral, pois os rios não devem ser de utilização privada. Muitos parabéns, com desejos de boa continuação da luta, na perspectiva de acção independente de quaisquer tutelas políticas e outros interesses, assente portanto numa base cada vez mais alargada e consolidada entre os cidadãos da região, sem arregimentações de qualquer tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *