aLGUMAS PALAVRAS

jOSÉ PASTORIA

OBRIGADO POR ESTAREM AQUI

UM POUCO SOBRE MIM

Nasci a 21 março de 1976 em Benavente, fui um dos últimos bebés a nascer no antigo hospital da misericórdia de Benavente. Faço parte de uma família que habita em Benavente há muitas gerações. Enquanto criança ainda tive a sorte de poder brincar na rua, conhecer todos os cantos e recantos da parte velha da vila, onde jogava às escondidas, apanhada e todos as outras brincadeiras normais nos saudosos anos 80.

A Minha ligação ao rio

A minha ligação ao Rio Sorraia  é muito marcante pois começei a fazer canoagem nas suas águas desde sempre, tanto como praticante, nos anos 80, bem como quando tive uma empresa de Desporto Aventura, e aqui o Rio Sorraia teve um papel importantíssimo pois levei a este rio centenas de pessoas, e todas ficavam maravilhadas com a sua beleza…

A par do Rio Sorraia, que conheço como as palmas das  minhas mãos, o meu conhecimento do território é imenso, pois como técnico de Percursos Pedestres, para além de ter criado a Rota das Lezírias, única rota pedestre implementada no Município de Benavente, ajudei também a definir o Caminho de Santiago que passa em 3 das 4 freguesias do Município.

.

O problema que identifico e peço a vossa mobilização,  acentuou-se ao longo dos anos e infelizmente não se têm solucionado.

Não procuro apenas a responsabilização de todos estes problemas, o que importa aqui, é olhar para o futuro e ele apresenta-se de duas maneiras:

– Os nossos filhos nunca mais vão poder ter contacto com o Rio Sorraia, conhecer a sua beleza, cenário que está muito próximo de acontecer, caso as coisas se mantenham como estão;

–  Existir uma mudança de atitude por parte de todos, entidades ofíciais, movimentos associativos, agricultores, cidadãos, todos e salvar o Rio Sorraia.

Técnico Superior de Desporto,  é a função, que desempenho até hoje. As atividades outdoor são a minha grande paixão, e as grandes caminhadas fazem parte da minha essência como homem. Sou  um Peregrino de Santiago, tento sempre fazer o caminho de 2 em 2 anos…. na companhia do meu Didgeridoo.

Atualmente tenho cerca de 450 alunos semanalmente, sou professor das classes de Hidorginástica da 3ª idade, bem como de todos os alunos do Pré-escolar na freguesia de Samora Correia. Trabalho também  num clube local de andebol, o NASC, após 15 anos a leccionar natação no Grupo Desportivo de Benavente